quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Regresso as aulas!

Olá  meninas hoje venho renovar um post que já publiquei há uns anos, pois as tendências estão sempre a mudar e surgem novas ideias! E como na altura do regresso as aulas se gasta sempre muito dinheiro, eu um dia pus-me a olhar para tudo que tinha dos anos escolares anteriores e vi o desperdício de material escolar. Sim meninas nós desperdiçamos demais eu por exemplo durante os meus três anos do curso profissional que tirei, não gastei um cêntimo em material escolar impossível?! Não! Leiam o post abaixo e vão ver que é possível!


Aproveitar Cadernos e Folhas!

Os cadernos que ainda tem folhas, se forem de argolas porque não tiram, as que estão escritas e guardam numa capa?  E as que não estão usadas podem usar ate o caderno acabar! Mas  se preferirem capa e tiverem cadernos de anos anteriores, que  tenham folhas não usadas, punham-nas na capa. Se os cadernos forem daqueles que não tem argolas, nem furos no lado das folhas tirem na mesma e furem vocês, ou podem usar um dos cadernos para fazerem os apontamentos para os testes! Mas se o vosso caso for terem usado capa e tiverem sobrado folhas, daquelas recargas que compramos usem-nas! Assim estarão a poupar não só dinheiro mas também árvores. Se as folhas estão “limpas” sem ser escritas e se encontram em bom estado porque não usar?!  

(Imagem retirada do google)
(Imagem retirada do google)

Mochila ou Bolsa? 


Se a bolsa ou mochila que usaram para levar os cadernos e os livros no ano anterior estiverem ainda em perfeitas condições usem-na, para que comprar cada ano uma nova? Acho que devemos usar o que temos ate se romper.
Eu prefiro bolsa daquelas com tecido que parece couro. Porque prefiro este tipo de bolsa? Fácil duram muito tempo (a minha durou 4 anos), quando chover não vai entrar uma gota de água la dentro mantendo assim os livros e cadernos em perfeitas condições e secos.


(Imagem retirada do google)



A mochila também tem a sua vantagem o peso fica distribuído por ambos os ombros, e se tiverem aula de educação física, (disciplina que eu sempre odiei) num dia que levem poucos cadernos e livros juntem tudo na mochila se for a ultima aula do vosso dia! Esta tem duas desvantagens como uma das alças romper (mas podem sempre usar só com uma) e entrar água quando chove, aconteceu-me tantas vezes isso! Até que um dia uma colega me deu uma dica preciosa quem usar mochila punha os livros dentro de um saco plástico (daqueles que nos dão quanto compramos roupa) e punham dentro da mochila assim a água que entrar molha o saco e não o resto! Agora existem umas mochilas lindas que eu gosto bastante, existem em pano e em couro falso! Uma óptima opção para quem quer usar mochila e não se preocupar com a chuva! Esta pode ser usada também como bolsa para o dia a dia, eu vejo muitas meninas a fazer isso e combina com qualquer look! 


(Imagem retirada do google)

(Imagem retirada do google)


Cadernos ou Capa? 


Eu usei ambos mas preferia a capa, apesar de pesar mais e não caber em todas as bolsa. Porque se houvesse uma troca de aula já tinha as coisas comigo mas como eu durante o curso usei cadernos e um dia levei falta de material em Geografia porque não tinha nada daquela disciplina.  Mesmo sem ter culpa houve, uma troca e só nos avisaram no dia , resultado passei a por todas as fotocopias dos módulos numa capa que tinha uns separadores em plástico e uma parte que dava para colocar as folhas furadas, assim tinha sempre os "livros" comigo e caderno pegava num de outra disciplina (ninguém dava conta). Se tiverem professores assim usem capa assim tem sempre o caderno com vocês mas, se o vosso caso for como o meu de usarem cadernos e andarem num curso profissional onde só há fotocopias usem uma capa de separadores transparentes assim tem sempre os "livros" com vocês.


(Imagem retirada do google)

(Imagem retirada do google)

A capa que eu usava para colocar as fotocópias era parecida com esta! Além de não ocupar muito espaço, é muito útil não só para por as fotocopias dos módulos mas, também as que os professores dão nas aulas, assim não se perdem. 

(Imagem retirada do google)

Horários Escolares 


Sabem aqueles horários que nos dão quanto começam as aulas? São tão enfadonhos que deprimimos logo! Porque não fazem uma tabela no computador, ou tiram uma da internet, põe o vosso horário lá e o personalizam com coisas que gostam? Eu fiz isso muitas vezes, não só para mim como para amigas. 


Testes formas de não nos esquecer-mos das suas datas! 

Sabem aquela altura que nos esquecemos onde apontamos as datas dos testes?  Eu passei por isso ate que alguém me deu um bom conselho ou apontava na agenda ou fazia uma tabela no exel com os meses do ano em cima e os dias do lado esquerdo e afixei num placar de cortiça assim não me esquecia de nada e não tinha de ir sempre a agenda, existem cadernos que tem uma tabela dessas atrás porque não tiram copia? E podem usar as copias em outros ano lectivos?

Estas foram as minhas dicas para passarem o ano lectivo sem faltas de material e de organizarem as vossas coisas. E se tiverem canetas com tinta, lápis, lapiseira de minas, marcadores de cor, borracha em perfeitas condições usem ate se gastarem! 


Se gostaram das dicas deixem a vossa opinião nos comentários! E vocês o que o que fazem com os materiais escolares de anos anteriores?  Beijinhos 

2 comentários:

Deixa a vossa opinião os comentários são públicos e sempre serão, a tua opinião é muito importante para mim pois és tu que fazes o blog crescer e eu ter motivação para continuar. Se tiveres blog deixa o link no comentário para que eu possa retribuir a visita, o comentário e possa seguir o teu blog. Obrigada pela visita!