quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Vintage & Retro

Olá meninas! Hoje venho deixar-vos uma publicação de duas decorações que eu gosto bastante e que se pode reciclar vários objectos que usamos diariamente!





Vintage é um estilo de vida e moda retrógrada, uma recuperação de estilos dos anos 20 a 60. Ao longo dos anos, a palavra incorporou-se no vocabulário da moda para melhor definir uma peça de roupa ou acessório de um estilo pertencente a uma outra época. As peças vintage têm de ter pelo menos 20 anos e menos de 100 anos de existência, se tiver mais são consideradas antiguidades. Os ambientes decorados com este estilo são extramente charmosos e dão um toque antigo com mistura de moderno a qualquer ambiente. Hoje em dia este estilo está bastante na moda e novas roupas são fabricadas diariamente a imitar o antigo. Para criar um ambiente vintage em casa podemos usar móveis clássicos como penteadeiras, em tons neutros como rosa antigo (um tom de rosa que eu acho lindo), o dourado também pode ser usado e, por fim, o branco. Bicicletas antigas, por exemplo, em telas ou em miniaturas podem encontrar-se em lojas de decoração contemporânea. Em querendo roupas deste estilo podem recorrer ao armário da avó. Os móveis não sei se ela vos dará mas não custa tentar! Podem ainda incluir na decoração elementos com um ar melancólico como gaiolas, bicicletas antigas (se não encontrarem em telas podem sempre mandar fazer com uma imagem que gostem, assim fica ao vosso gosto), abajures bordados (tinha uma prima que tinha um rosa antigo simplesmente lindo)… Rádios e relógios antigos também ficam super bem neste tipo de decoração! Se tiverem alguma gaiola antiga ou conhecerem alguém que tenha e não use podem sempre pedir para vos dar, se não quiserem a gaiola na cor que tenha podem sempre pintar e acrescentar elementos decorativos ao vosso gosto, como flores! Podem ainda usar máquinas fotográficas antigas  malas de viagem (já vi duas lojas que vendem este tipo de malas e são muito úteis, tal como os baús para guardar objetos e roupas), telefones antigos, porta-retratos, relógios de parede, flores, bules, etc. Em vez de gastarem dinheiro em vasos para fazerem arranjos de flores de campo, podem usar garrafas de vidro como aquelas da coca-cola, da fanta, da 7UP, entre outras. 
           
 Decoração Vintage






O termo Retro ou Retrô (em brasileiro), significa para trás e confunde-se com o Vintage, afinal tudo tem a ver com o passado! Ao contrário, numa questão de tempo Retro é o lançamento atual de algum produto ou peça com a inspiração Vintage e completamente repaginado. Na decoração retro são utilizados objetos, na grande maioria, inspirados no que se usou nas décadas de 70 e 80, ou então peças originais desta época que estejam em bom estado de conservação. É um estilo que acaba por ser uma releitura das décadas anteriores ou de um estilo marcante, que pode ser encontrado em roupas, elementos decorativos, acessórios, mobiliário,etc. As peças retro são normalmente mais caras que as atuais, mas mais acessíveis que as peças vintage por serem produzidas pela indústria atual. Muitos acreditam que o retro surgiu inspirado no vintage, mas isso não corresponde à verdade. Uma vez que possuem características opostas, o vintage é sóbrio enquanto que o retro é lúdico.




  Espero que tenham gostado e que vos tenha conseguido esclarecer sobre ambos os estilos de decoração e caso tenham alguma pergunta não hesitem em perguntar. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a vossa opinião os comentários são públicos e sempre serão, a tua opinião é muito importante para mim pois és tu que fazes o blog crescer e eu ter motivação para continuar. Se tiveres blog deixa o link no comentário para que eu possa retribuir a visita, o comentário e possa seguir o teu blog. Obrigada pela visita!