segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Museu dos Caminhos de Ferro de Lousado

Olá meninas, hoje venho deixar-vos um diário de bordo a um museu que eu gostei muito de visitar. No dia 21 de Outubro de 2011, fui a uma visita de estudo ao museu dos caminhos de ferro de Lousado. Saímos de Braga no comboio das 9:00, chegamos ao museu por volta das 10:00, saímos do comboio e o museu localiza-se mesmo ao lado da estação de Lousado.
Tivemos de esperar uns minutos para entrar pois alguns dos meus colegas ainda quiseram tomar um café num bar que existe na estação.
No início da visita, ouvimos uma breve explicação sobre o museu e sobre a evolução do comboio ao longo dos anos. Podem encontrar essas informações no site da CP, neste endereço http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=6d9682570c275010VgnVCM1000007b01a8c0RCRD
A  primeira coisa que vimos foi onde eram tirados os bilhetes e despachadas as encomendas. Numa sala vimos um manequim com a farda de uma guarda de passagem de nível, a sua função era quando o comboio passa-se, a cancela fosse fechada e ela abananava uma bandeira para avisar o motorista que o comboio podia passar.
Na sala seguinte, vimos como era ligado o mecanismo que levava energia para as máquinas que fabricavam as peças dos comboios. 
Depois ainda vimos algumas mesas de controlo e os sinais de trânsito que estavam colocados na linha. Fomos ver alguns comboios por dentro para termos a noção de como eram. Vimos também uma bicicleta que era usada para levar matérias para alguma avaria que houvesse na linha.
Para finalizar a visita, visualizamos um breve filme sobre os comboios, onde relembramos a evolução do comboio ao longo dos séculos. Após a visualização do filme tivemos uns minutos para tirar fotografias aos comboios.
Por volta das 13 horas saímos do museu e fomos para a estação onde apanhamos o comboio de regresso até Braga.

 Agora deixo-vos algumas fotografias tiradas por mim e outras que retirei da internet, espero que gostem e que deixem a vossa opinião. Obrigada pela visita! 













Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a vossa opinião os comentários são públicos e sempre serão, a tua opinião é muito importante para mim pois és tu que fazes o blog crescer e eu ter motivação para continuar. Se tiveres blog deixa o link no comentário para que eu possa retribuir a visita, o comentário e possa seguir o teu blog. Obrigada pela visita!